DIA DE FINADOS

Quebra-gelo: Você está preparado para a morte? Como está a tua alma?

Texto: Efésios 5.14 - 1João 5.11-12

Introdução: O que podemos fazer pelos mortos no Dia de Finados? Nada! Nem neste dia, nem em dia algum. Os mortos tiveram a oportunidade em vida de se decidirem por Jesus. Em vista disso, despertai “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36) No percurso da vida fazemos escolhas que determinam o nosso futuro. O dia de se fazer alguma coisa é hoje e vai refletir no amanhã, principalmente na eternidade. O ontem não podemos mudar, todavia o amanhã sim ao decidirmos por Cristo. Não é pecado lembrar dos mortos, isso é humano e bíblico. O problema é acreditar em ensinamentos que não tem respaldo na Palavra de Deus e pensar que podemos ajudar nossos entes queridos com nossas orações. Portanto:

01 – POR QUE NÃO ORAMOS PELOS MORTOS? – 2Sm 12.22-23

A intercessão dos que ficam não pode mudar o destino dos que já partiram. Está escrito em Hebreus 9.27 que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo!" Não é possível fazer mais nada pelos que partiram. Isso pode decepcionar muitas pessoas, contudo é o que está escrito. A Bíblia não foi feita para nos agradar, mas para nos orientar. Acender velas pelos mortos não resolve o problema da salvação. A Bíblia não fala de velas e nem de purgatório, porém, do Céu que Jesus prometeu aos salvos (Jo 14.2-3), e do inferno para onde irão os perdidos (Mt 25.41). Assim sendo, devemos orar e interceder apenas pelos vivos para que se convertam, aceitem Jesus e sejam salvos da morte eterna.

02 – HÁ VIDA APÓS A MORTE? – Mt 22.31-32

Sim! A Bíblia diz que todos irão ressuscitar, uns para a vida eterna e outros para a morte eterna (Dn 12.2). Quem tiver seu nome no livro da vida ressuscitará para a vida eterna, enquanto que aos demais, ressuscitarão para a perdição eterna, ou seja, para a segunda morte (Ap 20.11-15). - Podemos chorar pelos nossos entes queridos que partiram? Sim! É normal sentirmos saudades, no entanto vale lembrar que há uma promessa gloriosa para nós em 1Coríntios 15.52 ao dizer que: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.

03 – VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A MORTE? – Ec 6.12

A morte é fruto do pecado, enquanto que a vida eterna é um presente de Deus (Rm 6.23). A morte não é um ponto final, mas sim uma vírgula na história da vida. “Quem crer em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25). O vale da sombra da morte não atemoriza o coração do salvo. Se você possui um relacionamento saudável com Deus por meio de Jesus Cristo não precisa temer a morte. Jesus matou a morte na sua morte. "Jesus Cristo não só destruiu a morte, como trouxe luz à vida e a imortalidade mediante o evangelho" (2Tm 1.10). Para o cristão a morte não é o fim, mas uma promoção galardoada (Fp 1.21-23).

Conclusão: “O ser humano, por mais importante que seja, não pode escapar da morte; como os animais morrem, ele também morre” (Sl 49.20-NTLH). Somente uma vida nós temos e logo ela passará. Morrer rico e abastado porém sem Cristo é a maior loucura. Há uma eternidade após a morte e a decisão por Cristo faz toda a diferença. - “Você pode até viver sem Jesus, mas será horrível morrer sem Ele”. Como está a tua alma?

- Retorno das aulas presenciais CEF dias 29/10 e 01/11, inscrições na secretaria ao lado do CCA –
- 01/11 Batismo dos Jovens e Adolescentes – 13 e 14/11 Congresso de Mulheres “Tempo de Florescer” -
- www.igrejadoavivamento.com.br – ICP uma igreja que ama e se importa -