CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO

Quebra gelo: Conhece alguém que sofreu uma grande perda e recuperou-se rapidamente?

Texto base: Gênesis 39.1-23

Introdução: Jesus alertou seus discípulos de que na vida haveria momentos difíceis, ao dizer: no mundo tereis aflição (Jo 16.33). Superar as adversidades da vida não é fácil, porém, quando olhamos para as Escrituras vemos que não estamos sozinhos e, confiar nAquele que nos fortalece (Fp 4.13), foi um dos segredos de José do Egito. José foi um vencedor porque:

1 – SUPEROU TRAUMAS E FRUSTRAÇÕES – Sl 147.3

O que é um trauma emotivo? É um impacto ocasionado por choque moral ou emocional, capaz de causar uma neurose. Também é um conjunto de distúrbios físicos ou psíquicos, ocasionados por uma violência exterior. Vejamos algumas situações consideradas fatores traumáticos que José venceu: injustiças, brigas familiares, frustrações, fobias, prisões, perdas de entes queridos, violência sexual, demissão, traição, indiferenças, etc. Por mais que sejamos equilibrados e resolvidos emocionalmente, estamos sujeitos a alguns reveses na nossa caminhada existencial. José foi capaz de superar tudo isso porque confiava sempre no Senhor.

2 – SUPEROU OS LAÇOS DE TENTAÇÃOES – Pv 9.10

José era um jovem atraente e de boa aparência (Gn 39.6). Certamente a esposa de Potifar também era uma mulher bonita e formosa. José estava longe de seus familiares e dos seus educadores religiosos. Como pode um rapaz saudável, solteiro, cheio de hormônios, vivendo numa terra onde poderia pecar sem ser surpreendido por nenhum “fiscal da fé”, recusar a cantada da mulher de Potifar? A oportunidade era perfeita! Porém, José manteve-se firme, fiel e leal ao seu senhor e ainda declarou: “como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Gn 39.7-9).  Só há uma razão: o temor ao Senhor.

3 – SUPEROU A OPORTUNIDADE DE SE VINGAR – Gn 45.4-5

José do Egito pode ser comparado com Jesus em várias coisas. Além de salvar seu povo de ser eliminado pela fome, ele foi: zombado, humilhado, traído, caluniado e injustiçado. Mas, além de tudo isso, algo nos chama a atenção, a sua capacidade de liberar perdão. Tinha tudo para vingar-se da esposa de Potifar e de punir seus irmãos. Porém, fez ao contrário, socorreu e encaminhou seus irmãos a um padrão melhor de vida. Além de tudo, colocou definitivamente uma pedra sobre seu passado ao dar o nome a seus dois filhos, pois Manassés significa: "Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai", e Efraim: "Deus me fez crescer na terra da minha aflição". (Gênesis 41.51-52).

Conclusão – Filho preferido do pai e demasiadamente mimado por isso, José tinha tudo para ser um revoltado com a vida. Ainda na flor da idade sofreu a indiferença dos irmãos, foi vendido como um animal a uma caravana desconhecida. Acusado e injustiçado pela esposa de Potifar. Lá na prisão interpretou dois sonhos que seriam a esperança de provar sua inocência, contudo, ficou esquecido por dois anos pelo copeiro de Faraó. Porém a sua fé e temor a Deus o fez superar traumas, tentações e ainda liberar perdão aos seus ofensores. Até hoje, a capacidade de superação de José é um grande exemplo para nós.

- Avisos – Pr Hernane Santos – Curas e Milagres – dia 10 de setembro às 19h  no CCA –
- Você pode ofertar e dizimar via internet, nossas contas e opções estão no nosso site -
- www.igrejadoavivamento.com.br – ICP uma igreja que ama e se importa -