CULTO ao VIVO : CLIQUE AQUI E ACESSE AGORA

SEJA PRÓSPERO

Quebra-gelo: Cite um personagem próspero da Bíblia.

Texto: 3João 1.1-2

Introdução: João é considerado o apóstolo do amor e deixa bem claro a sua admiração pela fé de Gaio e o seu desejo de abençoá-lo com saúde e prosperidade assim como via próspera a sua alma. Você quer ser próspero? A Bíblia nos revela algumas lições:

1 – DEUS TEM PRAZER EM NOS PROSPERAR

No Antigo Testamento sempre que o povo se desviava dos caminhos do Senhor Ele permitia que os inimigos se apropriassem de seus bens. Quando o povo se arrependia e se convertia, Deus liberava a bênção da prosperidade, abençoava com chuvas, colheitas e muitas conquistas (Dt 28.11-13). Deus tem prazer em nos prosperar mas sabe que a prosperidade pode nos afastar dEle. Assim sendo, Jesus nos adverte em Mateus 6.21 que onde estiver o nosso tesouro ali também estará o nosso coração. O dinheiro não é a raiz de todos os males, a Bíblia diz que o “amor” ao dinheiro é a raiz de todos os males (1Tm 6.10). Davi foi um rei muito próspero e expressou o quanto amava a Deus ao dizer: “O Senhor é o meu Deus. O Senhor é a minha única riqueza” (Sl 16.2-BV). Deus nos ama e tem prazer na nossa prosperidade (Sl 35.27), porém o seu maior desejo é que também o amemos acima de todas as coisas para estarmos eternamente com Ele.

2 – A BÍBLIA REVELA PRINCÍPIOS QUE NOS LEVAM A PROSPERAR

Deus é o dono de tudo e não economiza seus recursos para conosco, porém, a prosperidade é consequência de uma vida reta na presença dEle (Ag 2.8; Ml 1.6-9). Há ricas promessas na Bíblia, no entanto, cada promessa está condicionada a um princípio. Deus é fiel e cumpre o que diz. Se eu cumpro os princípios, Deus cumpre as promessas. Prosperidade financeira também tem a ver com o plantio de sementes de fé (Gl 6.7). Se você não crer que “Deus tem prazer na sua prosperidade”, como você terá uma boa expectativa nessa área? Se você não crê nas promessas, como você se propõe a ser fiel?

3 – ALGUNS PRINCÍPIOS E PROMESSAS DE PROSPERIDADE

A Bíblia diz: “Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.” (1Sm 2.30b–NVI); “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda (princípio); e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares (promessa)” (Pv 3.9-10); Trazei todos os dízimos à Casa do Senhor (princípio) e Ele vai abrir as janelas do céu trazendo bênçãos sem medida sobre vós (promessa) (Ml 3.10); Ao que semeia (princípio) Ele dá a semente (promessa) (2Co 9.10). Deus honra a nossa fé porque a nossa fé honra a Deus.

Conclusão - Não é errado ter dinheiro; errado é o dinheiro nos ter. Deus nos ama e tem prazer em nos prosperar, porém, a Bíblia revela alguns princípios para isso. No jardim do Éden Deus colocou o fruto proibido para testar o amor e a fidelidade do homem, hoje o Senhor nos prova através dos dízimos e das ofertas. Ame a Deus, cumpra os princípios e seja próspero.

- Avisos – 29/11 Último Encontro com Deus para Mulheres - 08/12 Grande Batismo às 9:00 no Maanaim – 31/12 Cultão da Virada às 21:45h no CCA -