O BATISMO

Quebra-gelo: Você já foi batizado numa igreja evangélica? Lembra-se do dia?

Texto base: Atos 8.35-39

Introdução: Nos dias de hoje, devido a uma vida tão agitada e bombardeada de ideologias e informações, muitos valores e princípios têm sido mudados. Mas, os princípios da Palavra de Deus são imutáveis. O batismo é bíblico e básico na vida cristã. Portanto, mesmo diante do ativismo do dia a dia, toda pessoa que confessa crer em Jesus Cristo precisa achar tempo para se batizar. Isso é fundamental para nós. Vejamos:

1 – O QUE É O BATISMO?

O batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, inserindo-o ao grande Corpo de Cristo na terra, que é a Igreja. É a primeira etapa da caminhada cristã. É uma cerimônia indispensável ao novo convertido (Mc 16.16). É um ritual de iniciação da pessoa salva na sua carreira cristã. A palavra “batismo” vem do grego e significa “mergulho”, “submersão”.

2 – POR QUE EU DEVO ME BATIZAR?

Eu devo me batizar porque:
  • O batismo é uma ordem de Jesus (Mt 28.19);
  • O batismo é símbolo da minha morte para o mundo de pecado (Cl 2.12-14);
  • O batismo me identifica em sua morte, sepultamento e ressurreição (Rm 6.3-11);
  • É tão importante que até Jesus se batizou para deixar-me o exemplo (Mt 3.13-17).

3 – O QUE É PRECISO PARA SE BATIZAR?

Após Filipe explicar ao eunuco sobre a leitura das escrituras, ainda em viagem, o próprio eunuco olhou e viu que ali havia água para se batizar e, com o coração queimando pelo Espirito Santo perguntou: “Eis aqui a água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração” (At 8.36-37). “Então, mandou parar o carro e ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco” (At 8.38). – Vemos que não precisou de escola de batismo, tempo de fé, ou alguma outra preparação especial. Apenas confirmou sua fé em Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador e na mesma hora foi batizado.

Conclusão – Três atos se completam: crer, declarar e descer às aguas. Você quer ser batizado? Você crê em Jesus Cristo como seu Senhor? Chegou o momento de obedecer e descer às águas do batismo e seguir feliz a sua caminhada cristã. Lembrando que a Bíblia garante: “se você crer e for batizado serás salvo”.

- Avisos –  18/10 Enc Casais – 18/10 Enc Crianças – 01/11 Enc 120 -
24 a 27/10 Cruzada de Milagres Pr Hernane Santos - 08/12 Grande Batismo no Maanaim