LEALDADE NOS MOMENTOS DIFÍCEIS

Quebra gelo: Você já passou por momentos difíceis? Foi fácil superá-los?

Texto base: “Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?”
(Pv 20.6-NVI)

Introdução: A lealdade é mais apreciada nos momentos difíceis. Nos momentos bons, todos parecem leais. A lealdade é uma característica que precisamos ter, seja na igreja, no trabalho, na escola ou na família. Todos nós passamos por momentos difíceis e são nesses momentos que a lealdade é provada.

1 - O FOGO REVELA A PUREZA – Pv 17.3

Tempos difíceis também expõem a verdadeira natureza das pessoas. O sofrimento traz à tona a verdadeira identidade. Nas vacas gordas conhecemos a quantidade dos amigos, nas magras a qualidade. Grandes homens de Deus passaram por provas de fogo para revelarem que seus corações eram fieis. Como você tem sido quando seu amigo, discípulo ou líder, patrão ou empregado, colega de trabalho ou mesmo seu cônjuge está passando por algum tipo de crise? Você tem sido leal a eles? A lealdade é uma característica dos filhos de Deus. Porque o nosso Deus e Pai é fiel. Você crê que Deus põe à prova a sua lealdade?

2 - A LEALDADE TEM DOIS LADOS – Rm 3.3

A lealdade por parte de Deus é inegável. Por mais que sejamos infiéis, Ele permanece fiel (2Tm 2.13). Porém, há uma mão dupla na lealdade, de um para o outro. A lealdade caminha de mãos dadas com a honra e a Bíblia nos ensina a honrar aqueles que estão acima de nós, no mesmo nível que nós e também aqueles que estão abaixo de nós (Mt 10.40-42). Portanto, é exatamente no tempo difícil que mais precisamos da lealdade de alguém. Na hora de maior pressão, se uma das mãos soltar, ficando a outra só, poderá se romper.

3 - A LEALDADE TEM RECOMPENSA – Mt 25.21 – SL 66.10-12

A lealdade agrada o coração de Deus. A lealdade recebe de Deus uma graça para o crescimento. Se você quer crescer numa empresa, seja leal a ela. Quem vai investir num funcionário que murmura do emprego, do salário, do chefe, do patrão e de tudo? Para crescer numa empresa você deve fazer tudo com excelência como para o Senhor (Cl 3.22-25). E, sem murmurar, porque foi o Senhor que te colocou ali! Se você for fiel no pouco, será recompensado no muito! A lealdade traz crescimento em todas as áreas: finanças, família, ministério, etc.

Conclusão – Todos nós passamos por tempos difíceis e são nos momentos de provas que conhecemos os verdadeiros leais. Sabemos que Deus é fiel e leal e espera que Seus filhos sejam como Ele, portanto devemos ser leais uns aos outros, independente se somos superiores, iguais ou subordinados a eles. A Bíblia revela que a lealdade tem recompensa. Seja uma pessoa leal e experimente o favor de Deus em todas as áreas da sua vida. E tudo o que você colocar a mão para fazer abençoado será.

Avisos – 29/03 Enc Moças – 05/04 Enc Adolescentes –
12/04 Enc Crianças – 12/04 Enc Casais (340,00 o casal) – 10/05 Reencontro
- Levar num dos cultos 1 Kilo de alimento para o Esquadrão da Vida - www.igrejadoavivamento.com.br -