CULTO ao VIVO : transmissão HOJE às 19h30

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

O ESPÍRITO DE CALEBE

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Vamos conquistar a nossa cidade para Jesus? Estamos juntos?
 
Texto: Nm 14.20-24
 
Introdução: Doze espias foram enviados à terra de Canaã para trazer um relato a Moisés. Dez deles apavoraram o povo por falta de fé, apenas Josué e Calebe trouxeram um relato de encorajamento, motivando-os a avançarem na conquista. Porém, somente estes dois entraram na terra prometida. Vemos que Calebe não era como a maioria, a conquista não é para todos, é apenas para aqueles que tem um outro espírito como o de Calebe (v.24). Você quer fazer parte dos conquistadores? Vejamos este exemplo:
 
1)     CALEBE SEGUIA O SENHOR CORRETAMENTE
 
Calebe tinha uma visão clara de seu propósito e seguia corretamente ao Senhor. “Uma coisa morta pode seguir a correnteza, mas somente uma coisa viva pode contrariá-la”.  O cristão muitas vezes anda na contramão do mundo porque há nele a vida de Cristo (1Jo 2.6,15-17). Tem muitas pessoas desejando uma vida de vitória, porém não seguem corretamente a Palavra de Deus. Deus quer nos dar a vitória, mas precisamos ser fieis.
 
2)     CALEBE ERA PERSEVERANTE, FORTE E CORAJOSO

Calebe creu na promessa de Deus e essa convicção o fez perseverar. Perseverar é conservar-se firme e constante em um propósito, sem variar ou mudar de intento. Fé “é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1). Quarenta e cinco anos se passaram e seu coração permanecia forte e confiante (Js 14.6-11). Calebe tinha bom ânimo, esperava no Senhor e por isso suas forças eram renovadas (Sl 27.14; Is 40.31). Calebe conquistou a terra (Js 14.12-14).
 
3)  CALEBE DEIXOU UM LEGADO AOS SEUS DESCENDENTES
 
“Eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá” (v. 24). Em tudo o que a Bíblia fala sobre Calebe, revela-nos um homem de fé, honrado, bom pai, excelente líder, corajoso, digno e fiel. Um pai que além das terras, deixou para seus filhos um honroso legado de fé, perseverança, equilíbrio, coragem, disposição para a luta, fidelidade a Deus e aos homens. Ele escolheu um valente para marido de sua filha (Jz 1.12,13); e passou a ela o mesmo espírito de bravura e conquista (Jz 1.14,15).
 
Conclusão: Calebe tinha outro espírito e foi um herói em Israel. A oposição dos demais não o fez retroceder. Calebe foi um homem de firmes convicções em Deus, e que não se deixava abalar pelas opiniões contrárias. Precisamos de “Calebes” para conquistarmos a nossa cidade para o Senhor Jesus. Você quer ser como Calebe? Vamos avançar na conquista? O Senhor pode contar com você?
 
Dicas para sua célula crescer: Estabeleça metas. Líderes que conhecem seus alvos, multiplicam-se de uma forma regular e com maior frequência que os demais.
 
Avisos – 08/09 Enc de Homens – 10/09 Culto Cívico (aniversário de Ponta Grossa) - 15/09 Enc de Rapazes – 22/09 Enc de Moças – 29/09 Enc 120 -  13/10 Reencontro -