CULTO ao VIVO : transmissão HOJE às 19h30

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

O QUE FAZER EM TEMPOS DE CRISE

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Compartilhe na sua célula um testemunho de prosperidade.
 
Texto: Gênesis 26.1 a 6; 12 a 15.
 
Introdução: Houve fome e seca na terra, maior da que houvera nos dias de Abraão. Esaú saiu para caçar e não encontrou nada porque era tempo de fome. Junto com a fome há: pobreza, miséria, destruição, guerras, desespero e morte. O ambiente era de escassez e luto. Era tempo de crise. Crise sempre existiu e sempre existirá. O segredo é como agir diante da crise! No texto vemos que Isaque prosperou apesar da crise, vejamos o que ele fez:
 
1) OUVIU A VOZ DE DEUS – Quando a crise chega em uma região, é comum as pessoas se mudarem para outros lugares a fim de saírem dela. O povo estava abandonando suas casas e descendo ao Egito. Isaque resolveu ir junto. Porém o Senhor lhe disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo e te abençoarei. Isaque obedeceu e ficou. – Muitas pessoas perecem na crise por não ouvirem Deus. É mais fácil ouvir as pessoas do que a Deus! Então, como ouvir Deus?
 
Quando queremos falar com alguma pessoa, nos aproximamos dela, assim o é com o Senhor: ao que o busca (Jr 29.13; Pv 8.17); ao que clama (Jr 33.3), através da Bíblia (Sl 119.105,130). O problema é que somos apressados e queremos adivinhar o que Ele vai dizer. Ele fala de várias formas. O Senhor pode falar nos cultos, nas células, nos estudos bíblicos, .... Contudo é preciso estar sensível à doce voz do Espírito Santo (Rm 8.14).
 
2) SEMEOU (v.12) A primeira coisa na época de crise é parar de semear. Alguns até comem a semente temendo o risco de perdê-la. A pior coisa é parar de semear, de orar, de ler a Bíblia, de estar na casa de Deus, de ir na célula. Na hora da crise a fé faz toda diferença. Ninguém planta se não sonhar com a colheita! Só semeia quem tem fé! Isaque semeou e no mesmo ano colheu cento por um e enriqueceu-se, prosperou e ficou riquíssimo! (Gn 26.12,13). Na crise é tempo de semear.
 
3) PERSEVEROU – “Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu” (Hb 10.36). “As grandes obras são executadas não pela força, mas pela perseverança” (Samuel Johnson). – Os filisteus ficaram com inveja da prosperidade de Isaque. Eles plantavam e não dava certo, vem um estrangeiro, planta e colhe 100 por um! - Os filisteus haviam entulhado os poços abertos nos dias de Abraão. Agora Isaque precisou cavar três vezes até conseguir (Gn 26.15-25). Isaque não reclamou a Deus pela perseguição, mas perseverou porque cria nas promessas. Os que desistem, nunca serão campeões. Isaque perseverou e prosperou.
  
Conclusão: Isaque ouviu a Deus, semeou e foi perseverante e no final ainda levantou um altar de adoração ao Senhor. Interessante que ele armou sua tenda perto do altar. Isaque prosperou em tempo de crise. Você também pode. Creia nisso!
 
Dicas para sua célula crescer: Incentive seus discípulos a subirem na escada do sucesso. Todos devem fazer o Encontro com Deus, escola de Líderes e Reencontro.
 
Avisos – 16/6 Enc. Moças – 23 a 25/06 Congresso de Louvor - 30/06 Enc. Mulheres