CULTO ao VIVO : transmissão HOJE às 19h30

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

VENCENDO OS DESEJOS

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Você torce por algum time de futebol? Ao jogar contra o seu maior adversário, a quem você deseja a vitória? Por que?
 
Texto: Gênesis 4.3-7
 
Introdução: Na vida existem situações que são como um jogo, ou você domina, ou é dominado por elas. O desejo não dominado tem falido famílias, empresas e ministérios. A Bíblia traz luz para a nossa vitória, desde que, renunciemos aos nossos desejos em sujeição à Palavra de Deus (Sl 119.18,105,130).
 
1) TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS... - 1Cor 6.12
 
Todas as coisas me são lícitas, admissíveis, permissíveis, mas, nem todas convêm. Você pode escolher entre servir ou não a Deus (Josué 24.15), lembrando que existe a lei da semeadura (Gálatas 6.7). Aqueles que fazem a vontade de Deus gozam de paz, alegria, segurança, felicidade e vitórias, enquanto aqueles que a desprezam sofrem a pena. Todas as coisas são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.
 
2) O NOSSO DESEJO PRECISA SER DOMINADO – Gn 4.4;  1Co 6.7-20

A Bíblia diz: “não seguireis os desejos do vosso coração” (Nm 15.39); “Caim teve inveja do próprio irmão! Vemos também o seu desejo de enrolar a Deus com uma oferta secundária, enquanto que seu irmão Abel ofereceu ao Senhor das primícias do seu rebanho. Paulo censura a contenda entre irmãos e faz uma lista de alguns danos (1Co 6.7-11). Caim não soube dominar seu desejo pecaminoso e sofreu a pena (Gn 4.11,12).

3) DESEJO NÃO DOMINADO VIRA PECADO – Cl 3.5-14; Gl 5.19-21

O desejo dos justos tende somente para o bem” (Pv 11.23); “O desejo dos perversos perecerá” (Sl 112.10). Deus repugna a idolatria! Avareza, cobiça, obsessão, compulsão, o desejo de acumular posses de maneira errônea; todas essas coisas podem se tornar falsos deuses. Os desejos de nossos corações revelam onde está o nosso tesouro (Mt 6.21). Ser tentando não é pecado, até Jesus foi. Tentação é quando desejamos o que Deus restringiu. Pecado é quando o desejo consegue nos dominar.

Conclusão: Assim como não é o professor que reprova o aluno, mas, ele mesmo pela nota da sua avaliação, da mesma forma, Deus não deseja o mal a ninguém, porém, a Sua justiça faz com que as pessoas que não sabem dominar-se colham de seus males. Deus é misericordioso e torce por você. Hoje você pode tomar a posição de obedecer e viver dentro dos parâmetros da Palavra de Deus e desfrutar de uma vida vitoriosa em Cristo Jesus.
 
Dicas para sua célula crescer: Estabeleça alvos na sua célula. Se você está mirando em nada, certamente acertará em cheio!
 
Avisos  –  02/06 Enc. de Homens  – 11/06 Culto de Ceia, levar o Kilo p/ Esquadrão – 23 a 25/06 Congresso de Louvor e Adoração -  30/06 Enc. de Mulheres -