CULTO ao VIVO : transmissão HOJE às 19h30

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

NUNCA É TARDE PARA SE RECONSTRUIR

PDF Imprimir
Quebra-gelo: Você já assistiu o filme De Volta Para o Futuro? Se você pudesse voltar ao passado você gostaria de mudar alguma coisa em sua vida?
 
Texto: Josué 2.1-24
 
Introdução: Você não pode mudar seu passado, mas pode construir seu futuro. Estamos estudando sobre a família e aprendemos que “Família não vem pronta, se constrói” (Pr Josué Gonçalves). Dessa forma, queremos mostrar que não importa como foi seu passado, mas sim o que você decide fazer com ele daqui para frente.
 
1) DA PERDIÇÃO PARA A SALVAÇÃO - Ao receber os espias, Raabe suplica-lhes misericórdia, e eles juram que ela e sua família seriam poupadas da destruição da cidade. Eles ordenam e ela obedece (Js 2.12-19). O cordão vermelho colocado na janela faz lembrar a noite de páscoa, quando o Senhor feriu os primogênitos do Egito. As casas marcadas pelo sangue foram poupadas (Êx 12.7,12,12). Hoje muitas famílias tem sido palco de pecado, de maldade, infidelidade, traição, mentira, ódio, violência, etc. Porém esse lugar de amargura pode se tornar um lugar de amor, perdão e misericórdia. Tanto o cordão vermelho, quanto a marca do sangue nas portas do Egito tipificam o poder do sangue de Jesus. Quando Jesus entra na história de uma família, tudo muda!
 
2) DA HUMILHAÇÃO PARA A HONRA - A “mulher da vida” se transforma na “mulher de vida”. Raabe, a prostituta, inicia uma nova página ao ser acolhida na comunidade israelita. Ela rompe com seu passado e entra para a história. Tornou-se trisavó do rei Davi. Fez parte da linhagem de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Mt 1.5). Raabe e Salmon nos ensinam que nunca é tarde para se construir ou reconstruir um projeto de vida. Por mais degradante que seja a história de alguém, é preciso entender que não há lugar em que a graça de Deus não possa ser derramada (Rm 5.20,21).
 
3) APROVEITAR AS OPORTUNIDADES - Os lábios da prostituta confessam temor a Deus (Js 2.11). É preciso temer e confiar no Senhor (Sl 127.1). O Senhor é quem restaura a nossa sorte (Salmo 126). Quem teme ao Senhor e o confessa expressa isso em suas obras. Razão pela qual Tiago associa Raabe ao patriarca Abraão (Tg 2.21-25). Possivelmente os viajantes que passavam por sua hospedaria lhe traziam informações sobre o Deus de Israel. Inteligente e bem informada, Raabe decide aproveitar a oportunidade de servir ao verdadeiro Deus levando salvação para toda a sua família. E você, tem sabido aproveitar as oportunidades que Deus coloca à sua frente?
 
Conclusão: Pode ser difícil esquecer o passado, mas é possível gloriar-se do presente e vislumbrar um grande futuro. Isto aconteceu com Raabe e pode acontecer com você. O passado é só passado. Na sua frente, estão os melhores anos por viver. Creia em 2Cor 5.17 e viva: Romanos 8.14; Salmo 25.12; Salmo 112.2 e Isaías 58.11,12.
 
Dicas para sua célula crescer: Use o batismo de cada novo membro como pretexto para uma festa de testemunho para a família dele.
 
Avisos – 19/05 Encontro de Moças – 26/05 Enc. de Rapazes – 02/06 Enc. de Homens