AOS LIDERES FAMILIARES E DA IGREJA

por Pr Zildemar Godoy Wenceslau em 19.08.2011

Escrito por Pr Zildemar Godoy Wenceslau
HONRANDO AOS LÍDERES FAMILIARES E DA IGREJA

Você nunca terá aquilo que você critica; Você não receberá através daqueles que você não honra; Tanto na família, quanto na igreja, em ambos os casos temos paternidade.

Já aprendemos que para honrar devemos ser submissos e obedientes. Obediência sozinha pode ser uma rebeldia mascarada. Você pode obedecer, mas no coração estar criticando o seu líder. Aparentemente obediente, mas por dentro, remoendo! Lembre-se que tanto a honra como a desonra nasce no coração. Mical, se rebelou contra o seu marido e rei, primeiro no coração (2Sm 6.16) e depois verbalizou o que estava guardado no coração (2Sm 6.20).

A verdadeira recompensa vem daquele que sonda mentes e corações. O reino de Deus não funciona sem o principio da autoridade, se eu honro a autoridade, eu estou honrando a Deus. Uma ordem você tem a obrigação de segui-la; Conselho você tem a opção de escolha; A honra é espontânea, sincera, vem de dentro para fora.

Quando se quebra uma lei, tem as suas consequências. Estamos acostumados com a democracia e achamos que o reino de Deus é assim. Se eu não reconheço ou não honro uma autoridade espiritual eu fico descoberto no mundo espiritual. O que a Bíblia diz?

LÍDERES FAMILIARES

·         Gn 9.20-28 - Cam expôs a nudez do pai. Consequências: tornou-se servo dos seus irmãos;
·         Ef. 6.1-3 – Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa. Não importa como os pais são, o fato é que eles são autoridade sobre nós. Isto podemos aplicar também para os nossos pais na fé (1Cor 4.15). Lembre-se que devemos obedecer desde que não pequemos contra Deus. E se eles estiverem errados, Deus é que tratará com eles, e não nós. Foi Deus quem os escolheu nossos pais e não nós!
·         Ef. 5.22-24; 1Cor 11.3 ; 1Pd 3.1 – A esposa deve ser submissa ao marido;
·         Ef  5.25-33 e 1Pd 3.7 – O marido deve amar e respeitar a esposa;
·         Ef 6.4 – Os pais não devem provocar a ira de seus filhos;

LÍDERES DA IGREJA

Como deve ser o nosso coração aos nossos líderes da Igreja? A Bíblia diz que:

·         Hb 13.17 - Devemos ser submissos e obedecê-los com alegria;
·         1Tess. 5.12,13 – É para tê-los com apreço, estima, amor e máxima consideração;
·         ITm 5.17 – Eles devem ser considerados merecedores de dupla honra.

Qual a importância (valor) que você dá aos teus líderes, pastores e apóstolos?

De acordo com Mateus 10.40,41 a forma como tratamos, falamos ou até pensamos a respeito deles, é a forma como tratamos Aquele que O enviou. Isto é serio, Deus diz: Aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos (1Sm 2.30).

Quantos desonram na maneira de falar, na falta de atenção, na falta de valorização? Conversas paralelas na hora do culto, críticas das mensagens, do louvor, o não comparecimento a uma convocação, chegam atrasados, faltam nas células por motivos baratos, falam mal de seus líderes, enfim, pequenos detalhes que fazem a diferença. A forma que você se coloca em resposta ao seu líder revela se há honra ou não. Ás vezes você obedece, mas no coração faz o contrário. Deve-se obedecer naturalmente e não forçado. Geralmente, as pessoas mais prosperas, são aquelas que mais honram os seus líderes. O oposto também é verdadeiro. O Pr. John Bevere observou isso nos seus vinte anos de viagens.

CONCLUSÃO

Não se compra honra com presentes, mas, se presenteia com honra. A verdadeira honra vem do coração, de pequenos gestos e esta gerará recompensas tremendas por Aquele que sonda mentes e corações. Lembre-se: “O Temor do Senhor é o princípio do saber” (Prov 1.7).AOS LIDERES FAMILIARES E DA IGREJA