CULTO ao VIVO : transmissão em 31.03

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

LIÇÕES DO NATAL

por Rev Messias Anacleto Rosa em 23.12.2012

Escrito por Rev Messias Anacleto Rosa   
Texto - Lucas 2.8-20
O natal é o cumprimento de uma antiga promessa de Deus à humanidade (Gn 3.15). O Natal de Cristo foi o grande acontecimento que marcou o calendário “a.C.” e “d.C.”  O Natal é o cumprimento de antigas profecias do Antigo Testamento (Is. 7.14; 9.6; Mq 5.2). O Natal é a expressão máxima do amor de Deus (Jo 3.16). Se não houvesse natal, não haveria ressurreição, sem ressurreição estaríamos condenados à morte eterna. O Natal deve ser lembrado com muita alegria pelos cristãos.
O que aprendemos com os pastores de Belém?

1 – FORAM EM BUSCA DE JESUS – v. 15,16

“Foram apressadamente e acharam Maria e José, e a criança deitada na manjedoura”. Esse gesto indica uma resposta a Deus. Jesus estava entre os homens, mas um passo precisava ser dado no sentido de chegar-se a ele. Para que os pastores fossem, algumas coisas importantes aconteceram:

a) Eles deixaram os seus rebanhos. Também nós, neste Natal, devemos deixar algumas coisas para chegarmos mais perto do Senhor (Mc 8.34). Jesus deixou tudo por nós, porque também não renunciamos a tudo o que impede que a pessoa de Cristo se torne mais real em nós?

b) Foram apressadamente. Não perderam tempo, não ficaram no campo das suposições; saíram do campo das teorias e partiram para a prática. Muitas pessoas gostam do evangelho, admiram os ensinos bíblicos, são amigos da igreja, mas não dão um passo de decisão ao lado de Jesus Cristo. Atentemos para esta primeira realidade do texto: Natal é encontro da criatura com o Criador, do homem com Deus, do pecador com o Santo, do perdido com o Salvador (Mt 11.28; Is 55.6);

c) Porque eles foram, eles acharam. A Bíblia diz que aquele que busca, encontra. Não foram decepcionados, foram bem sucedidos: foram e acharam, foram e viram o Salvador. À semelhança dos pastores, vamos todos hoje e agora ao encontro do Salvador maravilhoso – Jesus.

2 – ANUNCIARAM A JESUS – v.17

“Vendo-o, divulgaram...”: Natal é testemunho.
a) Podemos dizer que esses pastores foram os primeiros missionários do Natal; b) Eles não se contentaram com apenas verem o Salvador, mas saíram para proclamá-lo, para anunciá-lo, para testemunhar dele; c) Sua mensagem provocou verdadeiro impacto: “Todos os que ouviram se admiraram” (v.18). Não foi uma mensagem sem vida, sem poder. Foi uma mensagem entregue no poder do Espírito Santo;  d) Nosso encontro com o maravilhoso Cristo não nos permite o indiferentismo; quando encontramos o Príncipe da Paz, nossos corações ficam abrasados, nossas almas em chamas, e não mais nos calamos.

3 – GLORIFICARAM A JESUS – v. 20

“Voltaram glorificando e louvando a Deus.”
a) O Natal cria no homem este sentimento de louvor e glorificação a Deus; b) Agora os pastores viviam uma nova perspectiva de vida: deixaram a vida rotineira, saíram do trivial, quebraram o tradicional; suas vidas, agora, haviam encontrado a razão de ser, e por isso eles louvavam a Deus.

CONCLUSÃO –

Com os pastores aprendemos as seguintes lições: Natal é encontro, encontro com Cristo, o Salvador; Natal é testemunho, é proclamação, é vida, é contarmos ao mundo as boas novas de salvação na pessoa do Filho de Deus; Natal é nova vida, é sair da rotina e descobrir em Cristo aquele que realmente satisfaz.LIÇÕES DO NATAL