CULTO ao VIVO : transmissão em 31.03

+55 (42) 3223-7870 Rua Ayrton Playsant 458 Centro, Ponta Grossa, Paraná, Brasil

REFLEXÃO E AVALIAÇÃO

por Pr Zildemar Godoy Wenceslau em 11.12.2012

Escrito por Pr Zildemar Godoy Wenceslau   
Quando lemos o primeiro capítulo de Gênesis, notamos que em todos os dias Deus fez uma reflexão. No primeiro dia: “E viu Deus que a luz era boa”; do segundo ao quinto dia: “E viu Deus que isso era bom”; no sexto dia, quando tudo já estava pronto, fez o homem a sua imagem e semelhança e finalmente disse: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” Gn 1.31. Se o próprio Deus, faz uma reflexão e avaliação do seu trabalho, que dirá nós? Chegamos no final de mais um ano, momento de reflexão e avaliação. Como foi ano? O que fizemos? O que deixamos de fazer? Qual foi o resultado?

1 - O TEMPO
Achamos que a vida está cada dia mais corrida, o tempo parece que voa, quando vemos, já chegou mais um fim de ano. A Bíblia registra que Moisés já orou há milhares de anos atrás, dizendo: “O tempo passa rapidamente e nós voamos” (Salmo 90.10). A primeira reflexão deve ser do nosso tempo. Quase tudo na vida conseguimos recuperar: o dinheiro, a saúde, as amizades, e muito mais, porém o tempo que se foi, não tem como voltar atrás. A pergunta é: Qual tem sido o teu tempo para Deus? Você tem orado? Tem lido a Bíblia? Tem tido comunhão com Ele? A desculpa é “não tenho tempo pra orar, meu dia tá muito cheio!" Talvez seu dia não esteja muito cheio, mas vazio de Deus!

2 - ALVOS E PROJETOS
Certamente você iniciou o ano com muitos alvos e projetos. Destes projetos muitos se cumpriram, outros estão fase de concretização, e outros podem até ter sido mudado, mas a pergunta é: Como nós estamos? Valeu a pena? Você está se sentindo bem? Existem muitas pessoas procurando saciar o vazio do coração na busca de coisas (Mateus 6.33). Não vai adiantar! Só Jesus pode preencher esse vazio. Por que devemos ser cheios de Jesus? Porque um lugar vazio pode ser mal ocupado! Amados, não há dor que Deus não cure e não existe vazio que Jesus não preencha. Vale a pena priorizar Jesus na sua vida.

3 - CRESCIMENTO
Houve crescimento? Você prosperou financeiramente? Num balanço do final do ano passado para este, você melhorou o seu padrão de vida? E na vida espiritual? Você leu a Bíblia pelo menos uma vez neste ano? Passou pelo Encontro com Deus? Fez a Escola Ministerial? Leu bons livros evangélicos? Cresceu espiritualmente? De um ano para cá, como está o seu nível de intimidade com Deus? Você está mais próximo ou mais distante do Senhor? A Bíblia diz que “A bênção do SENHOR Deus traz prosperidade, e nenhum esforço pode substituí-la” (Pv 10.22-NTLH)

CONCLUSÃO
Estamos caminhando para mais uma virada de ano, momento de reflexão e avaliação. De tudo o que fizemos, Deus se agradou conosco? Este ano fiquei impressionado com uma matéria em que um alpinista queimava seus dólares para sobreviver no meio da neve. Às vezes nos enganamos na nossa escala de valores e prioridades. Se avaliarmos que uma alma vale mais que o mundo inteiro (Marcos 8.36,37), você já entregou a sua alma para Jesus? E se você já é um cristão, quantas almas você ganhou para Ele neste ano? Que isto seja o seu alvo número um para o próximo ano e que no final dele, você possa festejar como os anjos nos céus (Lucas 15.10). Deus o abençoe.
 REFLEXÃO E AVALIAÇÃO