ORAÇÃO EFICAZ

ORAÇÃO EFICAZ

Quebra gelo: Você gosta de orar? Quer aprender alguns segredos para uma oração eficaz?

Texto base: Jr 29.12 - Ef 3.20
Introdução: Uma das armas espirituais mais poderosas que temos acesso é a oração. Quando oramos, abrimos a porta para Deus entrar em nossos problemas e trabalhar com eles. A oração convida Deus para vir ao seu mundo, que é natural, e lhe eleva ao mundo de Deus, que é sobrenatural. Se a oração não fosse tão importante, não haveria tanta oposição espiritual tentando impedir você de orar. Vejamos algumas dicas para uma oração eficaz:
  1. ORAR DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS (SUA VONTADE) 1Jo 5.14,15

Nada está fora do alcance da oração, exceto o que estiver fora da vontade de Deus. A Bíblia, revela a vontade soberana de Deus. As Escrituras nos mandam orar: pelos nossos inimigos (Mt 5.44); para que Deus levante novos líderes na igreja (Lc 10.2); para não entrarmos em tentação (Mt 26.41); a favor dos que ministram a Palavra (Cl 4.3); para que a Palavra se propague (2Ts 3.1); pelas autoridades governamentais (1Tm 2:1-3); por alívio da aflição (Tg 5.13); pela cura dos doentes (Tg 5.14-16); pela paz em Jerusalém (Sl 122.6); para a salvação das pessoas (Rm 10.1). Em todo tempo (1Ts 5.17). Motivos egoístas não serão atendidos: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (Tg 4.3)

1. ORAR COM HUMILDADE – Tg 4.10 – 2Cr 7.14 – Sl 51.17
Não é a postura do corpo, mas a atitude do coração que conta quando oramos. A oração de joelhos indica postura de humildade, todavia, não adianta estar de joelhos com o coração orgulhoso. Vemos na Bíblia vários exemplos de oração: Jonas no ventre do peixe (Jn 2); o rei Ezequias no seu leito (2Rs 20.1-6); o ladrão e Jesus na cruz; o fariseu e o publicano em pé (Lc 18.9-14); Daniel na cova dos leões e tantos outros. Portanto, não importa a nossa posição física, mas a do nosso coração. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6). Seja humilde diante de Deus e participe de sua grandeza.
  1. ORAR EM NOME DE JESUS – Jo 14.12-14 – Jo 16.23,24

Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são uma só pessoa, porém, a Bíblia revela funções distintas de cada um. Ao orar, devemos pedir a Deus Pai (Tg 1.17). Veja o exemplo da oração do “Pai Nosso”. Para ser eficaz a oração deve ser em nome de Jesus. “Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará.” (Jo 16.23b-NTLH). Fica prático, iniciar, dizendo: “Senhor Deus”, e terminar: “em nome de Jesus, amém!” - Não orar em nome de Jesus é como dar um cheque e não assinar. -  E o Espírito Santo? Ele é o nosso ajudador, devemos pedir para Ele nos auxiliar na oração. Thomas Watson declarou: “A oração é a chave do céu; o Espírito ajuda a fé a fazer girar a chave.”

Conclusão – Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. Que você possa usar essa arma poderosa e de forma eficaz, orar de acordo com a vontade de Deus, com humildade, pedindo ao Pai, no nome de Jesus e auxiliado pelo Espírito Santo.
Avisos – 29/06 Enc Homens - 06/07 Enc Mulheres –  20/07 Enc Moças – 27/07 Enc Rapazes -
(Atenção! A CEIA passou a ser no 1º domingo do mês – a apresentação de CRIANÇAS no segundo domingo)
www.igrejadoavivamento.com.br -