CULTO ao VIVO : CLIQUE AQUI E ACESSE AGORA

NENHUMA CONDENAÇÃO

Quebra-gelo: Você já presenciou em filme ou numa situação real a cena de um julgamento onde cada rosto aguarda o veredicto do juíz? O medo e a angústia expressa no rosto do prisioneiro, de pé no banco dos réus. Você consegue imaginar isso?

Texto base: "Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito" (Romanos 8.1)

Introdução: O capítulo oito de Romanos começa com "nenhuma condenação há" e termina com "nenhuma separação há” para aquele que está em Cristo Jesus (Rm 8.33-39). Portanto, em Jesus você está sempre seguro. Contudo, o que é estar em Cristo Jesus? Vejamos:

1 – É UMA ATITUDE DE FÉ

Somos salvos pela graça mediante a fé e não por obras (Ef 2.1-10). Por que não há condenação? Se Jesus recebeu o castigo por meus pecados em Seu próprio corpo, logo é certo que eu não terei que recebê-lo outra vez no meu (1Pe 2.24). Simplesmente preciso crer (Jo 5.24). Lembrando que fé gera atitude: “A fé que aceita Cristo deve ser acompanhada pelo arrependimento que rejeita o pecado” (John Stott). - Nenhuma condenação há para quem pela fé está em Cristo Jesus.

2 – É UMA DECISÃO PESSOAL

Há um chamado ao coração, mas o Senhor respeita a nossa decisão (Ap 3.20).  Estar em Cristo implica: negar-se a si mesmo, tomar a cada dia a sua cruz, e segui-Lo (Lc 9.23). Decidir não mais obedecer aos desejos da carne: “A morte perde metade de suas armas quando negamos em primeiro lugar os prazeres e interesses da carne” (Richard Baxter). Decida viver uma vida vitoriosa e feliz guiada e santificada pelo Espírito Santo (Rm 8.14; 1Ts 5.23). - Nenhuma condenação há para aqueles que decidiram estar em Cristo Jesus.

3 – É UM NOVO ESTILO DE VIDA

Andar segundo a carne é fazer os desejos pecaminosos dela (Gl 5.16-18). Andar segundo o espírito é viver uma nova vida de santidade em Cristo Jesus (2Co 5.17). É um novo estilo de vida. “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1Jo 2.6). Jesus "homem" foi o nosso maior exemplo de santidade. Paulo adverte: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm 8.13). - Nenhuma condenação há para aqueles que vivem em Cristo Jesus.

Conclusão: Amado(a), cuidado com as opções deste mundo, o desejo da carne é pecar, o desejo do espírito é viver. Não se arrisque a se sustentar na fragilidade da carne, antes firme-se na sólida Rocha que é Cristo. Busque encher-se do Espírito Santo (Ef 5.18), assim você não cairá nas tentações dos prazeres mundanos, mas continuará ligado ao Pai Celestial. Estando em Cristo Jesus você não será condenado e, como filho(a), poderá desfrutar das bênçãos de Deus para ter em 2018 um ano de “crescimento extraordinário”.

Avisos – FEVEREIRO, dias 16 a 18 CIV (Sexta-feira estará o Pr Odilon da Igreja Batista de Curitiba) – dias 23 a 25 AKAMPA TEEN – Em MARÇO, dias 02 a 04 Congresso de Jovens – 02 a 04 Encontro de Mulheres – 09 a 11 Encontro de Homens – 16 a 18 Encontro de Moças e 23 a 25 Encontro de Rapazes.